1) O que é MENTALMAP?

MENTALMAP é uma plataforma digital de orientação psicológica através de recursos tecnológicos de comunicação a distância como computador, tablet e smartphone. É focado em problemas pontuais, como ansiedade e estresse, oferecendo orientação psicológica por tempo limitado, por no máximo 20 encontros ou contatos virtuais. Quando necessário, o Mentalmap encaminha e também oferece o atendimento presencial.

O Mentalmap por ser uma plataforma inovadora, possibilita também o acompanhamento do cliente através de tarefas que são executadas via plataforma, tarefas essas, baseadas em técnicas cognitivo-comportamentais, seguindo um modelo diretivo.

Além de proporcionar outros benefícios como:  não precisa esperar vaga em consultório, horários mais flexíveis, pode ser realizado em casa, em viagens e é preciso apenas estar em um local onde o atendimento psicológico possa ser realizado em condições adequadas e com privacidade. Então, basta realizar o cadastro e começar!
 
 

2) Como realizo meu cadastro?

Para realizar o auto cadastro, basta clicar em novo cadastro, informar a contrassenha (mentalmap), preencher as questões para identificação, salvar. Ler e aceitar o termo geral de condições de uso.

Seu cadastro estará pronto e logo o psicólogo entrará em contato com você.

 

3) O conselho federal de psicologia permite esse tipo de atendimento?

O Atendimento Psicológico Online é reconhecido pelo CFP, resolução CFP n° 11/2012, e tem a característica de ser uma orientação pontual, breve e terá no máximo 20 atendimentos. Não se configurando, assim, uma psicoterapia. Caso haja necessidade  o paciente será encaminhado para o atendimento presencial. 

 

4) Existe sigilo?

Conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo é dever do profissional manter sigilo.

E é assim que nossos clientes serão atendidos. Com a proteção de todos os relatos trocados entre o psicólogo e o cliente.  Apenas o psicólogo terá acesso às informações, e elas nunca serão repassadas a ninguém.

Usamos para segurança dos nossos clientes: Mensagens Instantâneas criptografadas e em servidor seguro, Chat criptografado e em servidor seguro, Ambientes Virtuais criptografados e em servidor seguro além de outros mecanismos de proteção como firewall em camadas de aplicação e rede. Tudo isso pensando na segurança e privacidade das informações.

Porém, cabe ressaltar que o meio eletrônico não é absolutamente confiável, pois o ambiente virtual pode sofrer invasões e isto independe do sigilo e ética profissional. Pedimos então, que o cliente tome cuidado com o meio utilizado como computador, smartphone ou tablet e que:

1) Use meio  próprio, pessoal com senhas e antivírus;

2) No momento do atendimento, esteja em um lugar privado, seguro, tranquilo e que outras pessoas não possam ouvir  ou interromper.

 

5) Menores podem ser atendidos?

O atendimento psicológico online é destinado apenas á maiores de 18 anos. Não serão permitidos menores de idade. Em caso de atendimentos para menores de 18 anos, é necessária autorização dos pais e/ou responsável.

 

6) Valores 

O valor de cada atendimento Via SKYPE, será de $100,00 reais.

Os atendimentos terão hora marcada e o psicólogo entrará em contato no endereço de Skype fornecido. É importante que o cliente esteja no local, online, alguns minutos antes do horário marcado.

Caso haja necessidade de desmarcar, isso deve ser feito com no mínimo 4 horas de antecedência. Faltas serão cobradas.

As falhas de conexão poderão ser reagendadas.

 

7) LINKS recomendados

1-Conselho federal de Psicologia

http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf;

 

2- Conselho Regional de Psicologia

 http://www.crpmg.org.br

 

3-Código de Ética Profissional do Psicólogo

http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf;

 

4-Resolução CFP número 11/2012

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Resoluxo_CFP_nx_011-12.pdf